No dia 26 de março aconteceu o 11º DIA DE CAMPO DA LIGA DO ARAGUAIA e o IV DIA DE CAMPO DO PROJETO CARBONO ARAGUAIA. Evento em módulo virtual, voltado apenas para convidados, contou com a inscrição de mais de 100 pessoas e uma participação intensa dos membros da LIGA DO ARAGUAIA.
Com mais de 2 horas de duração, o evento contou com a abertura de Matias Campodonico, da DOW e dois painéis – que impressionaram pela qualidade técnica e a consistência das informações apresentadas – de Roberto Strumpf (Pangea Capital) e Manuel Macedo (Embrapa Gado de Corte). O encerramento foi realizado por Caio Penido, representando a Liga do Araguaia. O evento contou com a mediação de José Carlos Pedreira de Freitas, Coordenador Executivo da Liga do Araguaia e Raul Moraes, responsável pelo comitê de comunicação da Liga.
Quando a emoção vem da prática
Saiba mais sobre esta iniciativa
O Projeto Carbono Araguaia é uma iniciativa pioneira de monitoramento da redução de emissões de gases de efeito estufa na pecuária, resultantes da adoção e disseminação de práticas de manejo e intensificação sustentável. A iniciativa contou com a adesão de 24 fazendas situadas no Vale do Araguaia, no Mato Grosso, responsáveis por uma área de 79.905 hectares de pastagens. A Dow foi parceria da iniciativa de 2016 a 2020.
O projeto Carbono Araguaia é uma evidência de que o Brasil tem um modelo tropical de pecuária a pasto que pode aliar o benefício da mitigação de carbono, por meio da metodologia e práticas sustentáveis testadas pela iniciativa e que podem ser replicadas para reduzir os impactos ambientais por meio da recuperação das pastagens degradadas, como também garantir maior lucratividade com a intensificação feita de forma sustentável.
Visando buscar a validação e futura certificação da redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) obtida nas fazendas participantes da Liga do Araguaia, foi firmado “Acordo de Cooperação” com a Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande, MS. Denominado Projeto BC Araguaia (Baixo Carbono Araguaia), tem como objetivo examinar a viabilidade técnica de considerar os sistemas de “intensificação” e “integração lavoura-pecuária” praticados nessas fazendas como sistemas pecuários para mitigação de GEE, buscando o enquadramento dessas práticas no protocolo CBC, Carne Baixo Carbono, desenvolvido pela Embrapa. As recomendações para atender o protocolo CBC serão apresentadas neste 110 Dia de Campo.
O Projeto Carbono Araguaia foi possível graças à parceria firmada pela Liga do Araguaia com a Dow, com o apoio de técnicos da Embrapa, da consultoria Pangea, responsável pela aplicação da metodologia, e da equipe técnica da Liga do Araguaia. A partir de abril de 2021 o projeto seguirá de forma independente, com o objetivo de formatar um modelo de comercialização dos créditos de carbono a serem obtidos a partir de seu encerramento.
Siga a Liga do Araguaia