Produção de carne no Brasil começa sua segunda revolução

Importador de carne bovina congelada da Europa nos períodos de entressafra até os anos 80, o Brasil se transformou em meados dos anos 2.000 no maior exportador da commodity, posição consolidada hoje com 22% de todo o comércio internacional. Uma revolução puxada pela profissionalização dos pecuaristas, que, auxiliados pela pesquisa, introduziram tecnologias para melhorar a alimentação, a genética, o manejo e a saúde dos animais.

Pois uma segunda revolução começa a acontecer e pode ser ainda mais veloz, e profunda, do que a anterior. Um estudo do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne), da Embrapa, aponta que até 2.040, dos atuais 1,4 milhão de pecuaristas, cerca de 50% vão deixar a atividade. Naturalmente, vem a pergunta: Ué, se o negócio vinha tão bem, por que tanta gente vai cair fora? O CiCarne aponta que, na última década, houve “uma deterioração crescente desses ativos, decorrente da forte pressão de custos”. Por outro lado, há um desafio de adaptação, de mudança nos processos e modos de produzir, para aumentar a eficiência e a competitividade, ao mesmo tempo em que se promove a preservação do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais e econômicas.

“A agenda de sustentabilidade está vindo muito rápido, por pressão da sociedade, por pressão do mercado consumidor. Se eu não tenho como mostrar qual é a pegada de carbono que estou entregando, não vou conseguir vender. Hoje estamos vendo a discussão internacional sobre a carbon tax, a taxa de fronteira para emissões de carbono de produtos que entram na Comunidade Europeia. Não adianta só rastrear o boi abatido, tenho que rastrear os indiretos, tenho que dizer de onde veio esse bezerro, onde foi recriado e engordado. É absolutamente inexorável, é irreversível o avanço dessa agenda”, assegura José Carlos Pedreira de Freitas, coordenador executivo da Liga do Araguaia, uma associação de 62 pecuaristas do Mato Grosso que busca se antecipar às tendências do mercado.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/producao-de-carne-no-brasil-comeca-sua-segunda-revolucao/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


Siga a Liga do Araguaia